Instituição: UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
Tipo: Especialização – Pós-graduação Lato sensu
Unidade responsável: Departamento de Filosofia
Carga Horária: 360 horas

O curso de pós-graduação (lato sensu) em Filosofia e Psicanálise surge com o propósito de oferecer aos professores do ensino médio, estudantes universitários e pesquisadores capixabas um estudo mais especializado de temas e obras filosóficas. Este motivo visa, por um lado, exercitar e fomentar a pesquisa docente do departamento de Filosofia da UFES e, por outro, suprir a demanda por curso de filosofia no Espírito Santo que, além de possibilitar a capacitação ao ensino e à pesquisa, instigue professores e alunos ao questionamento crítico de nossa realidade.

O título “Filosofia e Psicanálise”, nome de uma linha de pesquisa de nosso Departamento, se justifica porque, na medida em que o diálogo dos discursos constitui uma propriedade da filosofia, as fronteiras da filosofia, ao contrário de delimitarem áreas epistemológicas distintas e estrangeiras, constituem um dos seus temas fundamentais. Além disso, um curso acerca das fronteiras da filosofia pretende promover um estudo que, congregando diferentes perspectivas de investigação, possa compor um conhecimento interdisciplinar  do que é questionado.

Público Alvo: Interessados que tenham diploma de graduação universitária.

Objetivos Gerais:

• Oferecer um curso de Pós-graduação (lato sensu) em Filosofia na UFES, a fim de capacitar docentes para o magistério no ensino médio, bem como pesquisadores para os cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia.
  • Desenvolver o ensino superior em Filosofia na UFES, para encaminhar a abertura de uma futura linha de pesquisa em filosofia e psicanálise no Mestrado de Filosofia da UFES.
  • Consolidar e expandir o ensino e a pesquisa no Departamento de Filosofia da UFES.
  • Abrir um diálogo com outras áreas de conhecimento, no caso a Psicanálise.

Objetivos Específicos:

• Oferecer ao aluno um estudo de temas e obras filosóficas, possibilitando a sua qualificação ao ensino e a pesquisa.
  • Fornecer subsídios teóricos que instigue o aluno a elaborar um questionamento crítico de sua realidade.
  • Suprir a demanda de cursos de pós-graduação em filosofia, por parte da sociedade capixaba.
  • Propiciar a ampliação da compreensão do processo ensino-aprendizagem num eixo trans e interdisciplinar.

Período de realização:
O curso será desenvolvido em 11 módulos em um total de 360 horas.
Os módulos estão previstos para início em maio de 2010 e fim em junho de 2011. Os alunos terão um prazo para redação da monografia final do curso até 6 meses depois do término das disciplinas do curso.
O prazo final considerando a entrega e apresentação das monografias e os resultados finais dos alunos encerram-se até dezembro de 2011.

Número de Vagas e Polos:

Total de vagas: 240 vagas.

Pólos Municipais Nº de vagas
Afonso Cláudio 17